Pular para o conteúdo principal

Assaí Atacadista

Atacadista

Assaí investe em capacitações inclusivas

Por Amanda Alether

Muitas empresas investem em treinamentos para capacitar seus profissionais. Cursos voltados a inclusão são cada vez mais aderidos para promover conscientização e comunicação entre os funcionários.

Foto: Divulgação/ Assaí

Para ajudar os colegas com surdez, colaboradores sem deficiência do Assaí Atacadista recebem cursos de LIBRAS. A rede varejista ainda conta com um guia para promover a inclusão de profissionais com deficiência, vídeos e podcast no intuito de garantir a valorização dessas pessoas.

Além disso, o Assaí incluiu no seu site e Intranet o Hand Talk Hugo, que traduz textos e vídeos para a linguagem de sinais. A companhia é a primeira no seu setor a usar esse recurso.

Neste ano, a varejista incluiu na Universidade Assaí o curso Protagonize sua Carreira. ''Ele é um treinamento que tem como propósito abordar temas como orgulho de ser quem é, protagonismo, feedback, capacitismo e autorresponsabilidade, proporcionando assim conhecimentos para a busca e alcance de resultados e objetivos profissionais'', explicou a Gerente de Recursos Humanos do Assaí Rosangela Fernandez

''Dessa forma, buscamos, por meio de uma cultura inclusiva, promover o engajamento, apoiá-los em seu desenvolvimento e prepará-los para as oportunidades de crescimento na companhia.''

Gerente de Recursos Humanos do Assaí Rosangela Fernandez. Foto: Divulgação/ Assaí

O treinamento também está disponível na Talento Incluir, plataforma que visa empregabilidade e valorização de PCD's. ''Buscamos fazer a diferença na sociedade e contribuir para que as pessoas com deficiência sejam as protagonistas de sua carreira, independente de trabalharem conosco ou não'', ressaltou. 

O gerente de loja Leandro Shiroma tem deficiência visual e trabalha no Assaí há 8 anos. O colaborador recebe treinamentos desde que ingressou na empresa. ''Fiz treinamentos sobre o setor de perecíveis DMSA (Diálogo Mensal de Segurança Alimentar), que foi o setor onde iniciei no Assaí'', disse.

Ao subir de cargo, Leandro realizou treinamentos do Programa Crescer e do Programa Trainee de Operações para se qualificar e virar subgerente de loja. 

Quando o profissional assumiu a subgerência participou do Acelerar. ''Treinamento voltado ao desenvolvimento do subgerente para se tornar gerente de loja e, agora, como atual gerente de loja, participo dos treinamentos chamados "Dono do Negócio''', explicou.

Gerente de loja do Assaí Leandro Shiroma. Foto: Arquivo Pessoal

Leandro ainda quer fazer o curso de LIBRAS, que é oferecido pelo Assaí, para se comunicar melhor com profissionais surdos. 

Sem restrições

O Assaí Atacadista tem mais de 2700 pessoas com deficiência no quadro de funcionários. Em 3 anos o percentual de PCD's contratados pela empresa aumentou 57%, de acordo com Rosangela. ''Todas as nossas vagas são elegíveis a todos e todas e, por isso contamos com colaboradores e colaboradoras com deficiência nos mais diversos setores da companhia, seja em nossas lojas, centros de distribuição ou escritórios'', afirmou.

Além disso, a companhia tem como objetivo ingressar na Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS) para potencializar o respeito e a valorização de PCD's no Assaí.

Assaí Atacadista

A rede varejista Assaí foi fundada em 1974 e, hoje, tem mais de 190 lojas espalhadas pelo Brasil. Só em São Paulo a rede conta com cerca de 70 unidades.

Pergunta para o Assaí

A chamada “Lei de Cotas”, infere em empresas com mais de 100 funcionários que empregue pelo menos 2% de PCD’s. Caso a Lei não fosse aplicada mais, a empresa continuaria mantendo as pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários?  

Primeiramente vale destacar que o Assaí tem como premissa realizar ações que apoiam e reforçam o seu posicionamento ao mercado a favor da Lei de Cotas, pois embora as ações que hoje são realizadas vão para além de uma exigência legal, entende que o cenário histórico de exclusão da pessoa com deficiência exige que se tenha uma lei que possa ser facilitadora para inclusão e empregabilidade da pessoa com deficiência. 

Assim, sem dúvidas, iríamos manter e continuar a evoluir com as ações de inclusão, desenvolvimento e/ou carreira, pois entendemos que a deficiência é mais uma característica que a pessoa possa ter. Além disso, porque a inclusão da pessoa com deficiência é um dos pilares do nosso Prrgrama de Diversidade, está em nossa cultura e faz parte de um dos nosso valores: o “Cuidado com a Nossa Gente”  

Acreditamos também que a formação de um time plural faz toda a diferença e reflete a diversidade da nossa sociedade, o que contribui para uma equipe altamente engajada e preparada para o dia a dia com os nossos clientes.  

Ademais, o respeito às pessoas e a oportunidade para que elas possam se desenvolver da maneira como são, além de fomentar um ambiente mais diverso que represente a nossa sociedade, é um compromisso do Assaí com todos os seus colaboradores e colaboradoras, clientes e sociedade. (Rosangela Fernandez - Gerente de Recursos Humanos do Assaí)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Braskem

Petroquímica Braskem visa representatividade PCD no quadro de colaboradores Por Amanda Alether Para reconhecer um talento é necessário que a empresa tenha um olhar apurado e esteja atenta as oportunidades do mercado. Profissionais com deficiência se destacam por trazerem as companhias não apenas habilidades, mas também experiências únicas de vida. ''Sabemos que diversidade e inclusão geram impacto direto no engajamento, no bem-estar das nossas pessoas e nas comunidades onde atuamos'', afirmou  Débora Ferraz, Gerente de Desenvolvimento Organizacional na Braskem. Débora Ferraz, Gerente de Desenvolvimento Organizacional na Braskem. Foto: Divulgação/ Braskem Todas as vagas de emprego abertas pela Braskem podem ser concorridas por pessoas com deficiência. ''Buscando trazer mais representatividade e potencializar a pauta de pessoas com deficiência, recentemente começamos a ter vagas afirmativas, que são oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência'',

Dow Brasil

Dow investe em tecnologias assistivas para colaboradores PCD's Por Amanda Alether O uso de tecnologias assistivas em empresas faz com que profissionais com deficiência executem e se desenvolvam melhor no trabalho. As adaptações são variadas e dependem da funcionalidade para cada colaborador. Na multinacional Dow, o profissional PCD conta com cadeiras, monitores, ampliadores de telas, teclados e telefones adaptados, software para leitura de tela, relógios de segurança com tecnologias de emergência e alarmes. Segundo Cláudia Ramos, líder de Inclusão, Diversidade, Equidade e Experiência do Funcionário para a Dow na América Latina, as necessidades dos colaboradores PCD's são ouvidas desde o momento da entrevista de emprego. ''Durante o processo de admissão, cada pessoa com deficiência tem a oportunidade de contar sobre as ferramentas que necessita para realizar sua função, assim podemos obtê-las'', disse. Cláudia Ramos, líder de Inclusão, Diversidade, Equidade e Exp

Grupo Tigre

Construção civil  Segurança dos colaboradores é foco no Grupo Tigre Amanda Alether Um aspecto visado pelas empresas na contratação de colaboradores com deficiência é a segurança desses profissionais. Prevenir riscos no local de trabalho é prioridade no Grupo Tigre.  A companhia realiza as adaptações junto ao próprio PCD e setores de pessoas e segurança para oferecer um ambiente mais acessível. ''Para algumas atividades temos a avaliação  realizada pela área de saúde e segurança, que indica possíveis restrições  associadas ao desenvolvimento da função'', disse Patricia Bobbato, D iretora de Pessoas, Comunicação  Interna e Sustentabilidade da Tigre. Patricia Bobbato, D iretora de Pessoas, Comunicação  Interna e Sustentabilidade da Tigre. Foto: Divulgação/ Grupo Tigre Ao ser contratado, o profissional tem a possibilidade de utilizar recursos de tecnologia assistiva e acessibilidade oferecidos pela empresa. O Grupo Tigre conta com 173 PCD's no quadro de funcionários. Jo