Pular para o conteúdo principal

Roche Farma

Farmacêutico 

Roche investe em acessibilidade na nova sede administrativa

Por Amanda Alether

Pensar em soluções para melhorar o dia a dia dos colaboradores já virou rotina em muitas companhias. Contar com uma infraestrutura adequada e promover adaptações nos setores é essencial para que o profissional com deficiência realize suas funções e se desenvolva.

Foto: Divulgação/ Roche Farma

A nova sede administrativa da Roche Farma Brasil, na zona sul de São Paulo, foi estruturada para atender as necessidades de colaboradores PCD's. ''Nesse novo escritório, contamos com mesas telescópicas reguláveis, corredores largos, banheiros adaptados e uma estrutura que garante total acomodação e hospitalidade para todos'', disseram Felipe Ferreira e Roberta Ramalho, Líderes da frente PERSON da Roche Farma Brasil.

A farmacêutica tem ainda o suporte de acessibilidade digital, para que todos os colaboradores compreendam as informações passadas e sejam efetivamente incluídos. ''Acreditamos que podemos desbloquear todo o potencial de nossa força de trabalho, melhorar a experiência e a satisfação do usuário e, por fim, promover a conscientização sobre a importância da diversidade humana'', ressaltaram os Líderes.

Além disso, a Roche conta com o apoio da consultoria Talento Incluir, que oferece suporte na contratação de profissionais com deficiência.

Atualmente, a  companhia possui no quadro de funcionários 49 PCD's. Em uma pesquisa interna realizada pela Roche, foi identificado que 30% desses colaboradores precisam de tecnologia assistiva para exercer seu trabalho.

Fernando Carmo trabalha há 14 anos na Roche. O Analista de Sistemas é deficiente físico e para poder fazer suas funções foram necessárias algumas mudanças. ''Devido a minha deficiência, foram necessárias algumas adaptações tanto na minha estação de trabalho (cadeira e mesa, mas alta que o padrão), como na própria empresa. (ex: mesa do refeitório, que é mais alta do que outras mesas)'', disse o profissional.

Na Roche não tem restrições na contratação de profissionais. A companhia quer ainda ampliar sua pluralidade de colaboradores. ''Queremos aumentar a participação de determinados grupos na Roche, pois não basta reconhecer o valor das diferenças, elas precisam existir e acontecer na prática, para que representemos e sejamos representados por essas múltiplas características e perfis'', afirmaram os Líderes da frente PERSON.

PERSON

Criada em 2017, a frente PERSON é um grupo de afinidade voltado a debater assuntos relacionados às pessoas com deficiência. ''A iniciativa é fundamental para que possamos olhar para outros desafios e objetivos em relação a presença desse grupo na empresa, diluindo e ampliando a representatividade em nossa companhia'', afirmaram Felipe Ferreira e Roberta Ramalho.

O grupo foca em aumentar o contato e ensinar aos demais colaboradores como lidar com às pessoas com deficiência, incentivar a inclusão dentro e fora da empresa, promover o crescimento e a valorização de profissionais PCD's, ampliar a diversidade na companhia, criar vínculos com outras empresas e instituições e trazer novas ferramentas que gerem um ambiente mais inclusivo.

Roche Farma

A Roche Farma é um grupo farmacêutico criado na Suíça. No Brasil, a companhia tem sua sede administrativa em São Paulo (SP), o centro de distribuição localizado em Anápolis (GO) e a fábrica no Rio de Janeiro (RJ).

Pergunta para a Roche Farma

A empresa recebeu algum apoio jurídico para se informar sobre a Lei de Cotas?

R: Sim, nossa equipe jurídica interna apoia e instrui a área de People & Culture de modo a mantê-los informados, porém, a presença de pessoas com deficiência em nossos processos seletivos e no quadro de colaboradores não é pautada apenas nessa obrigação, mas no propósito de fazer da companhia um lugar diverso e inclusivo. (Felipe Ferreira e Roberta Ramalho, Líderes da frente PERSON da Roche Farma Brasil).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Braskem

Petroquímica Braskem visa representatividade PCD no quadro de colaboradores Por Amanda Alether Para reconhecer um talento é necessário que a empresa tenha um olhar apurado e esteja atenta as oportunidades do mercado. Profissionais com deficiência se destacam por trazerem as companhias não apenas habilidades, mas também experiências únicas de vida. ''Sabemos que diversidade e inclusão geram impacto direto no engajamento, no bem-estar das nossas pessoas e nas comunidades onde atuamos'', afirmou  Débora Ferraz, Gerente de Desenvolvimento Organizacional na Braskem. Débora Ferraz, Gerente de Desenvolvimento Organizacional na Braskem. Foto: Divulgação/ Braskem Todas as vagas de emprego abertas pela Braskem podem ser concorridas por pessoas com deficiência. ''Buscando trazer mais representatividade e potencializar a pauta de pessoas com deficiência, recentemente começamos a ter vagas afirmativas, que são oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência'',

Dow Brasil

Dow investe em tecnologias assistivas para colaboradores PCD's Por Amanda Alether O uso de tecnologias assistivas em empresas faz com que profissionais com deficiência executem e se desenvolvam melhor no trabalho. As adaptações são variadas e dependem da funcionalidade para cada colaborador. Na multinacional Dow, o profissional PCD conta com cadeiras, monitores, ampliadores de telas, teclados e telefones adaptados, software para leitura de tela, relógios de segurança com tecnologias de emergência e alarmes. Segundo Cláudia Ramos, líder de Inclusão, Diversidade, Equidade e Experiência do Funcionário para a Dow na América Latina, as necessidades dos colaboradores PCD's são ouvidas desde o momento da entrevista de emprego. ''Durante o processo de admissão, cada pessoa com deficiência tem a oportunidade de contar sobre as ferramentas que necessita para realizar sua função, assim podemos obtê-las'', disse. Cláudia Ramos, líder de Inclusão, Diversidade, Equidade e Exp

Grupo Tigre

Construção civil  Segurança dos colaboradores é foco no Grupo Tigre Amanda Alether Um aspecto visado pelas empresas na contratação de colaboradores com deficiência é a segurança desses profissionais. Prevenir riscos no local de trabalho é prioridade no Grupo Tigre.  A companhia realiza as adaptações junto ao próprio PCD e setores de pessoas e segurança para oferecer um ambiente mais acessível. ''Para algumas atividades temos a avaliação  realizada pela área de saúde e segurança, que indica possíveis restrições  associadas ao desenvolvimento da função'', disse Patricia Bobbato, D iretora de Pessoas, Comunicação  Interna e Sustentabilidade da Tigre. Patricia Bobbato, D iretora de Pessoas, Comunicação  Interna e Sustentabilidade da Tigre. Foto: Divulgação/ Grupo Tigre Ao ser contratado, o profissional tem a possibilidade de utilizar recursos de tecnologia assistiva e acessibilidade oferecidos pela empresa. O Grupo Tigre conta com 173 PCD's no quadro de funcionários. Jo