Pular para o conteúdo principal

Grupo RD - Raia Drogasil S.A

Farmacêutico

Rede farmacêutica emprega mais de 1000 profissionais com deficiência intelectual

Por Amanda Alether

O Grupo RD foi fundado em 2011 após a união entre a Droga Raia e a Drogasil. A rede farmacêutica tem mais de 2.300 lojas em 24 estados brasileiros. A companhia tem cerca de 43 mil colaboradores, 11 centros de distribuição e um escritório central, em São Paulo (SP). 

Imagem: Divulgação/ RD

As lojas da rede farmacêutica Droga Raia e Drogasil não atuam no modelo de franquias, ou seja, todo o direcionamento da marca é feito pela empresa.

O quadro de funcionários do grupo é composto por pessoas com diferentes graus de deficiências. De acordo com a Gerente de Diversidade e Engajamento do Grupo RD Mariana Pereira, mais de 1000 profissionais com deficiência intelectual trabalham no atendimento aos clientes em lojas. 

"Somos os maiores empregadores de pessoas com deficiência intelectual do país. Temos muito orgulho dos nossos funcionários com deficiência e acreditamos que eles possam ocupar todos os espaços na RD, independentemente de suas deficiências", disse Mariana.

Além de contar com o apoio de outros profissionais para auxiliarem os PCD's nas suas funções, a empresa também tem o suporte de instituições como a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). 

A Raia Drogasil S.A oferece ainda o Programa de Recebimento e Acolhimento do Funcionário, em que o colaborador com deficiência recebe o apoio de um profissional especializado durante 4 semanas para se adaptar a loja.

"A ideia é que o funcionário que está chegando em nossa loja seja acolhido por um padrinho que irá recebê-lo, apresentá-lo à equipe, irá apresentar a loja, fornecerá os materiais necessários e, irá auxiliar e acompanhar suas funções naquele período", explica Mariana.

Universidade RD 

A companhia criou uma plataforma para capacitar sua equipe. a Universidade RD. Nela, são oferecidos aos funcionários cursos profissionalizantes, de idiomas, entre outros.

Além disso, a plataforma conta com trilhas de Libras, Diversidade e Deficiência Intelectual. O número de mentorias para colaboradores supera 60 mil.


Tags: #inclusão #inclusãonasempresas #redefarmacêutica #pcd

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dow Brasil

Dow investe em tecnologias assistivas para colaboradores PCD's Por Amanda Alether O uso de tecnologias assistivas em empresas faz com que profissionais com deficiência executem e se desenvolvam melhor no trabalho. As adaptações são variadas e dependem da funcionalidade para cada colaborador. Na multinacional Dow, o profissional PCD conta com cadeiras, monitores, ampliadores de telas, teclados e telefones adaptados, software para leitura de tela, relógios de segurança com tecnologias de emergência e alarmes. Segundo Cláudia Ramos, líder de Inclusão, Diversidade, Equidade e Experiência do Funcionário para a Dow na América Latina, as necessidades dos colaboradores PCD's são ouvidas desde o momento da entrevista de emprego. ''Durante o processo de admissão, cada pessoa com deficiência tem a oportunidade de contar sobre as ferramentas que necessita para realizar sua função, assim podemos obtê-las'', disse. Cláudia Ramos, líder de Inclusão, Diversidade, Equidade e Exp

Braskem

Petroquímica Braskem visa representatividade PCD no quadro de colaboradores Por Amanda Alether Para reconhecer um talento é necessário que a empresa tenha um olhar apurado e esteja atenta as oportunidades do mercado. Profissionais com deficiência se destacam por trazerem as companhias não apenas habilidades, mas também experiências únicas de vida. ''Sabemos que diversidade e inclusão geram impacto direto no engajamento, no bem-estar das nossas pessoas e nas comunidades onde atuamos'', afirmou  Débora Ferraz, Gerente de Desenvolvimento Organizacional na Braskem. Débora Ferraz, Gerente de Desenvolvimento Organizacional na Braskem. Foto: Divulgação/ Braskem Todas as vagas de emprego abertas pela Braskem podem ser concorridas por pessoas com deficiência. ''Buscando trazer mais representatividade e potencializar a pauta de pessoas com deficiência, recentemente começamos a ter vagas afirmativas, que são oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência'',

Grupo Tigre

Construção civil  Segurança dos colaboradores é foco no Grupo Tigre Amanda Alether Um aspecto visado pelas empresas na contratação de colaboradores com deficiência é a segurança desses profissionais. Prevenir riscos no local de trabalho é prioridade no Grupo Tigre.  A companhia realiza as adaptações junto ao próprio PCD e setores de pessoas e segurança para oferecer um ambiente mais acessível. ''Para algumas atividades temos a avaliação  realizada pela área de saúde e segurança, que indica possíveis restrições  associadas ao desenvolvimento da função'', disse Patricia Bobbato, D iretora de Pessoas, Comunicação  Interna e Sustentabilidade da Tigre. Patricia Bobbato, D iretora de Pessoas, Comunicação  Interna e Sustentabilidade da Tigre. Foto: Divulgação/ Grupo Tigre Ao ser contratado, o profissional tem a possibilidade de utilizar recursos de tecnologia assistiva e acessibilidade oferecidos pela empresa. O Grupo Tigre conta com 173 PCD's no quadro de funcionários. Jo